Olá a todos, novamente!
Este blog tem como objetivo abrir espaços para a discussão de temas os mais gerais possíveis. Há lugar para música, literatura, cinema, cultura maranhense, paraense e brasileira, dentre tantos outros temas.
Eis um aperitivo:
O livro "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, pode ser colocado no rol dos grandes romances psicológicos já escritos até hoje. Eu o qualifico assim, mesmo sabendo que há um enredo formado e personagens que se entrecruzam e acabam por emaranhar suas histórias e depender uns dos outros, para que se alcance um bem maior: a sobrevivência.
Se perguntaram ao mestre luso qual o motivo para se escrever tal história, certamente deve ele ter respondido "Trata-se de mostrar às pessoas a necessidade que se tem de enxergar, quando todos perderam a visão."
Trata-se, sobretudo, de um grande ensinamento sobre a humanidade, a qual, entre as pessoas, tem desaparecido a olhos vistos e não mais interpretada como virtude, mas, sim, o cúmulo da inocência e do escrúpulo. Ainda, mostra os desvios de caráter atestados em algumas personagens, para o bem ou para o mal, catalisados pela "cegueira branca" que os tomou de assalto.
Prescreve-se a leitura desse romance vibrante sobre a intimidade humana, como um teste para que se averigue a quantas anda o status do homo sapiens, no que diz respeito à sua racionalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário